8.8.07

Churros

Churros! Eu a-mo. Estes foram traçados rapidamente no antigo e lindo Café de L'Opera, em Barcelona. É assim: pega a massa, molha neste chocolate espesso (dá para beber também, mas serve mesmo para embebedar os churros) e come, quentinho. Humm... delícia. (É a segunda vez que coloco esta foto aqui, tá? Mas recordar é viver...). Encontrei em um site a receita que, dizem, é de Benjamin Abraão, o dono da - olha ela aí de novo - "Barcelona" (sem sombra de dúvida, uma das melhores padarias de São Paulo, no Pacaembu). Lá comi uma inesquecível coxinha, há muitos anos, a mais maravilhosa da minha vida. Bom, aos churros: esta receita não tem nada a ver com os que comi em Barcelona (a cidade, não a padaria). Trata-se daqueles churros bem populares no Brasil, à venda nas máquinas de rua: comprido, com um furo no meio e recheio cremoso de goiabada, chocolate ou doce de leite. Ah, nas ruas, o costume é passar a massa no açúcar depois de frita.

Ingredientes
- 1 quilo de farinha de trigo
- 200 gramas de margarina
- 100 gramas de açúcar
- 10 gramas de sal
- 1 litro de água
para o recheio:
- 600 gramas de doce de leite, goiabada ou requeijão

Preparo
Leve ao fogo a margarina, o açúcar, a água e o sal. Quando estiver fervendo e tudo diluído acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre com uma espátula para não empelotar. Assim que começar a desgrudar do fundo da panela, coloque em cima da mesa, espere esfriar um pouco, dê uma sovada e coloque numa bisnaga própria para fazer churros. Frite em óleo bem quente, escorra em papel absorvente e recheie a gosto.

5 comentários:

Agdah disse...

Em Salvador esses churros não são muito populares, mas aparecem de vez em quando nos Shopping Centers. Seguramente, não chegam nem aos pés do que você experimentou em Barcelona. Super chique!!!

Isabel Salvador disse...

k maravilha churros gosto bué(como diz o meu filho)

bjokas

Elvira disse...

Até parece que fui tele-transportada para Vigo...!! Delícia!

Em Portugal - é natural, também somos ibéricos, nê? - temos uma coisa extremamente parecida: as farturas (a única diferença é o nome). Costumam ser vendidas nas feiras e festas. Tão bom! :-)

laila radice disse...

mais pertinho do br tem churros assim... em buenos aires é super comum, em muitas confeitarias e cafés os churros são encontrados...uma delícia! mas esse de barcelona com o chocolate denso deve sre um tudo de bom!!

Valentina disse...

Lembro-me de umas ferias no sul da espanha em que ia comprar churros por peso pela manha para o café. E em Londres tem uma lanchonete de um espanhol que vende exatamente estes churros que descreves com o chocolate super grosso.Delícia!