17.5.07

Sopa de peixe de Livorno (Antonio Carluccio)



Este moço simpático, o italiano Antonio Carluccio, é autor de um livro lindíssimo, Cozinha Italiana Completa (Editora Globo). Trata-se de uma espécie de glossário de ingredientes, pratos, temperos, tudo, tudo de bom que a Itália dá ao mundo! É também uma viagem ao país das comidas maravilhosas. Quando for à livraria, folheie, pelo menos. Vale a pena. Para homenagear o simpático Carluccio, uma deliciosa receita que tirei de seu livro, com um nome parecido com o dele. Sopa, já que estamos neste friozinho gostoso. Os comentários iniciais também são do livro.

Cacciucco (Sopa de peixe de Livorno)
Todas as cidades na costa da Itália possuem a sua sopa ou seu cozido de peixe. Na Ligúria ela é chamada de burrida e na vizinha Toscana, cacciucco, onde o prato é especialidade da cidade de Livorno. São pratos muito parecidos, feitos com os peixes mais frescos pescados localmente.

Ingredientes - Para 6 pessoas
500g de peixe-escorpião ou garoupa
500g de tamboril
225g de polvo
225g de lula
225g de mariscos
6 tomates picados
sal e pimenta
óleo de oliva para fritar

Para o caldo:
1 cebola grande picada
1-2 cenouras picadas
2 talos de aipo
1 bulbo grande de funcho picado
2-3 folhas de louro
12 grãos de pimenta do reino

Modo de preparo
Primeiramente, limpe e prepare os peixes e os frutos do mar. Para fazer o caldo, coloque as partes dos prixes que você separou, como as cabeças e os rabos, em uma panela larga com a cebola, a cenoura, o aipo, o funcho, as folhas de louro e os grãos de pimenta. Adicione água suficiente para cobrir e cozinhe o em fogo lento por 20 minutos.

Enquanto isso, aqueça óleo de oliva o bastante para fritura em uma panela larga, acrescente os pedaços de peixe branco, polvo e lula e frite cada lado por cerca de 1 minuto. Adicione os tomates. Escorra o caldo de peixe e despeje-o na panela até cobrir o peixe. Cozinhe em fogo brando por cerca de 3 minutos, depois acrescente os mariscos e cozinhe por mais 2 minutos, ou até que as conchas se abram. Tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente.

Um comentário:

Pastifício dell'amore disse...

Inezita, essa sopa é ótima pra fazer no zimbros, onde tenho todos esses ingredientes maravilhosos lindos e frescos...