8.5.07

Receita do Ratatouille Niçoise

Um amigo colaborou com o blog e observou, muito espertamente, que era preciso divulgar aqui a receita do Ratatouille Niçoise, prato que o rato-chef-de-cozinha-do-desenho-que-citei-aí-embaixo vai preparar nos cinemas. A foto saiu deste site: http://www.amb-cotedazur.com, onde você pode ver outras fotos e receitas do sensacional Sul da França. A Côte D'Azur também deu ao mundo o topless e a bouillabaisse, não é pouca coisa. Quem anda por lá pode ver bandeiras da Catalunha em algumas cidades, em Marseille, principalmente. Aliás, o ratatouille tem um quê de península ibérica, não?

Ratatouille
Ingredientes:
1 berinjela grande
1 pimentão vermelho e/ou amarelo
2 cebolas médias
2 dentes de alho esmagado
2 abobrinhas
2 a 3 tomates
tomilho
sal e pimenta

Modo de preparo
Corte os legumes grosseiramente e refogue-os em fogo alto, até que dourem, e tempere. Reúna-os numa panela e deixe cozinhar em fogo brando, com o tomilho, até que estejam macios. (Também é possível refogar cada legume separadamente e juntar o tomilho e outras ervas, se preferir, desde o começo). Caso precise, junte um pouco de água (ou um caldo) ao cozinhar. O ultimo cozimento pode ser feito no forno, a 180°C. Ajuste o tempo de cozimento e o tamanho de corte dos legumes conforme seu gosto : legumes em pedaços pequenos cozinham mais rapidamente.

3 comentários:

Anônimo disse...

isso inêsita!!!! judia desse paladar que sofre com as iguarias trash do rio comprido!!!!

Anônimo disse...

na verdadeira ratatouille , os legumes sao refogados no azeite , um por um , e depois cozidos juntos durante muito tempo!!"confits"!!é uma delicia fria !!!!!

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?