22.5.07

Enlatados do meu coração

Eu a-do-ro enlatados e sempre me irrittei com as críticas aos meus amigos atum, sardinha, milho verde, ervilha, tomate sem pele e por aí vai. Considero-os todos essenciais e de grande utilidade e praticidade. Há duas semanas, o Estadão deu a seguinte matéria sobre as latinhas, para derrubar alguns mitos sobre estes produtos (esta é apenas a introdução, não é certo colocar a matéria toda da moça aqui, né? Mas posso, sim, dar minha receita de uma simples, rápida e excelente tortinha de liquidificador que sempre faço. Os amigos também a-do-ram):

"Posso servir a lata?
Conservas, compotas, ingredientes finos, pratos prontos. Um grande universo de sabores, de petiscos a refeições completas, está guardado nas tradicionais embalagens de aço.

Lucinéia Nunes

Ninguém está querendo convencer você de que eles são melhores do que comida fresca. Só estamos chamando a atenção para o vasto, variado e muitas vezes delicioso mundo dos enlatados. Nesta categoria de produtos envasados em embalagens de metal, a gama é extensa. Vai daqueles de larga produção industrial, populares, a iguarias. De ingredientes finamente trabalhados a pratos prontos. E inclui petiscos, pães, doces, frutas, numa variedade que vai muito além sardinha (a mais vendida, por aqui) e da sopa Campbell's (o emblema pop da modalidade, graças às embalagens eternizadas na obra de Andy Warhol).

Outro aspecto que precisa ser desmistificado é a associação dos enlatados com a junkie food. Não é bem assim. As latas, desde que manipuladas devidamente, são capazes de preservar vitaminas e minerais, dispensando inclusive o uso de conservantes químicos. O alimento é envasado, cozido e esterilizado em alta temperatura, dentro da lata de aço hermeticamente fechada, ficando protegido da ação da luz e do oxigênio. 'Isso é uma vantagem. A maioria dos alimentos em embalagens plásticas ou de vidro tem suas propriedades nutritivas e sensoriais (sabor, cor, odor e consistência) alteradas por esses dois fatores', explica Giuliana Serafim, engenheira de alimentos da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). A lata feita com folha de flandres, em especial, completa a engenheira, tem longa durabilidade e possui uma película interna com grande elasticidade que, mesmo amassada, não altera o alimento.

Um dos produtos campeões de venda no Brasil é o atomatado. Já as sardinhas demandam por aqui mais de 400 milhões de latas por ano. Os peixinhos, contudo, são sucesso também no exterior. Em lugares como Espanha, Portugal e França, elas chegam a ser vendidas até em 'safras' especiais."
Torta de liquidificador
Ingredientes
Massa:
1 ovo
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de óleo
6 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
6 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado
1 colher de sobremesa de fermento em pó
cebola e alho (você conhece sua medida)
sal e pimenta do reino
Recheio:
1/2 lata de milho verde
1/2 lata de ervilha
1 lata de atum (ralado, sólido, em água ou azeite) ou sardinha
cheiro verde
tomates sem semente picados
...e o que mais você quiser - palmito em conserva, seleta de legumes, abobrinha, manjericão, camarão (claro que você não vai colocar tudo isso de uma só vez, né? faça escolhas que combinem). Os ingredientes do recheio e os temperinhos ficam a seu critério.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até obter uma massa homogênea e coloque numa forma untada. Misture os ingredientes do recheio e despeje sobre a massa. Esta mistura deve mergulhar na forma. Polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido, em fogo baixo por cerca de 30 minutos.

Nenhum comentário: