23.5.07

Ceviche da Telma

Minha tia Telma, que cozinha maravilhosamente bem e detesta ser chamada de "tia", me mandou uma receita de ceviche dia desses. Pedi uma foto, já que ela é fotógrafa e faria algumas de dar água na boca. Mas a resposta veio de bate-pronto. "Faça você e tire a foto". Claro. Ela me mandou a receita não para a danadinha ficar parada ali no meu email. Mas para tomar forma. Ou fôrma (ai, esta foi péssima). Por isso, ontem, na feira, comprei um quilo de filé de linguado e resolvi me dedicar ao ceviche da Telma, que leva coentro, champignon e, acreditem, abacate. Sim, abacate na comida salgada, combinação que os latino-americanos fazem há centenas de anos. Uma amiga foi à Colômbia e ficou impressionada com a quantidade de abacate que se come. "É abacate no café, no almoço, na janta, como prato principal, acompanhamento...". Com a Telma não deixaria de ser diferente, já que a titia mora em Caracas há pouco mais de um ano. Pois bem, o abacate não está na foto porque o ceviche ainda não foi servido, o que só acontecerá esta noite. Mas já adianto que a receita é sensacional, saborosíssima. Experimente, é super simples.

Ceviche da Telma
- 1 kg de peixe bem fresco (pode ser salmão, linguado, robalo, cavala) cortado em cubos pequenos, sem pele e sem espinhas
- suco de 6 ou 7 limões grandes ou mais, se pequenos
- 350 g de tomates maduros sem pele e sementes, picados em lascas ou cubos
- 1/2 xícara de chá de azeite de oliva
- 1 colher de chá de orégano
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 pimenta vermelha ou verde fresca bem picadinha, pode ser de cheiro ou dedo de moça (aqui em Caracas usa-se 'chilli serrano' ou 'aji picante', mas como aí no Brasil não tem, use pimenta de cheiro, que combina mais com peixe)
- 1 abacate pequeno não muito maduro, para que possa ser trabalhado sem desmanchar, sem casca, sem caroço e cortado em fatias.
- 1 cebola cortada em rodelas e separada em anéis, melhor se for cebola roxa.
- 1 xícara de chá de champignos frescos cortado em fatias.
- 1 maço médio de coentro bem picadinho (insubstituível e imprescindível pelo sabor)
- alface tipo americana para acomodar dentro o ceviche em porções individuais ou numa travessa.

Modo de preparo
Mergulhe o peixe no suco de limão, tampe e deixe na geladeira por pelo menos 5 horas ou até que o peixe se torne opaco e esbranquiçado. Mexa de vez em quando para que absorva por igual o limão. Melhor se fizer de um dia para o outro. Acrescente os tomates, a pimenta fresca, o azeite, o orégano, sal e pimenta do reino, misture tudo e volte para a geladeira por mais uma ou duas horas. Na hora de servir, misture com o champignons, parte do coentro, a cebola e enfeite com o abacate descascado e cortado na hora, e passe suco de limão pelo abacate para nao escurecer. Ponha tudo sobre as folhas de alface. O suco que ficou da marinada derrame sobre tudo e salpique o resto do coentro.
É muito bom, que dá agua na boca. Faça e depois me conte.

Já fiz, ó. Tá aí! Você acha que eu sou boba? Ah, esqueci de dizer que eu acrescentei um pimentãozinho... Hehehehe.

Nenhum comentário: