8.3.07

A feira, as flores e o atum






Na terça-feira me senti personagem de revista feminina. Repara só: fui à feira comprar comidinhas fresquinhas para receber os amiguinhos à noite em casa; comprei florezinhas para enfeitar a varanda; voltei animada e fiz um almoço delicioso com o atum recém-chegado do peixeiro. E ainda brinquei de fotografar os ingredientes e pratos. Para terminar, coloco tudo no meu "blog pessoal". Hahahahaha. Coisa de quem não tem o que fazer, como eu, agora, por exemplo.

Anteção ao menu do dia. Atum em duas versões, a última, da noite, não fotografei. O do almoço, este prato da foto, fiz na frigideira rapidamente depois mariná-lo numa mistura de pimenta dedo-de-moça, manjericão, limão, azeite, sal e alho. Servi com uma saladinha básica e purê de mandioquinha (aliás, quem ama batatas, como eu, adora também suas parentes, a mandioquinha, o aipim, a batata-doce). No molho da salada, um truque que aprendi com minha amiga Marina há muitos anos: vinagre balsâmico e mel. Com rúcula fica perfeito.

A versão "petisco para os amigos" foi um tartare de atum. Fácil e rápido, e fez sucesso aqui (a mesma Marina elogiou). É só picar o atum cru com a faca, em pedaços pequenos e misturá-lo a um molho de azeite, dedo-de-moça, sal, um pouco de alcaparra amassadinha, cebolinha em pequenas rodelas e pronto. Já vi colocarem abacate no tartare de atum, mas nunca experimentei. Deve ficar bom.

Ah, fiz também anéis de lula fritos com páprica, receita de um livro que trouxe de portugal. Fácil também. Tempere farinha de trigo com páprica picante e sal, o suficiente para deixá-la com uma cor vermelha uniforme. Passe os anéis de lula e frite-os em óleo bem quente. Escorra o excesso de gordura e está pronto. Aqui servi com uma mistura de maionese e limão, combinou bastante.

Um comentário:

Marina disse...

Oi, amada.

escrevo para dizer que a Marina (do molho e do elogio) não sabia que estava provando da própria receita. Por isso aprovou....
amo-te e injevo-te!
whatta life, baby...